Uma coisa é definir um ponto de origem, outro de destino e traçar o caminho teórico – mais eficiente e rentável – entre esses dois pontos. Tudo perfeito. Agora é só executar. Essa é a ilusão que reveste as teorias da vida, aqui, em especial, as relacionadas com o mundo empreendedor-gestor.
O escopo de uma teoria é menor do que o de suas práticas decorrentes. Há inúmeras variáveis incontroláveis e tantas outras (aparentemente) controláveis, incluindo as pessoas que fazem as soluções e aquelas para quem elas as fazem.
Uma coisa é falar sobre Análise SWOT, outra é entender que as forças da concorrência precisam ser percebidas no seu ritmo de desenvolvimento do passado recente ao futuro possível; uma coisa é defender a necessidade de planejamento e metas, outra é esclarecer que o alvo muda com o tempo e que o caminho é somente uma projeção, não a realidade; uma coisa é segmentar geodemograficamente o público-alvo, outra é percebê-lo em suas reações valorativas diante da solução ofertada.
Inúmeras outras constatações podem ser feitas de que a prática empresarial é mais significativa que as teorias que a embasam, por exemplo: a organização não pode viver engessada por uma formalização excessiva de seus processos (sob pena de morrer por imobilidade); a informação analógica circulante de percepções ou preocupações de colaboradores, fornecedores e consumidores é tão importante quanto os registros digitais de especificações, prazos e preços para o cumprimento de promessas; as chances de entregar resultados extraordinários passa por dar mais autonomia aos colaboradores (mesmo que seja arriscado fazer isso); uma ambientação humanizada tanto física quanto virtual contribui para que a mágica do sucesso aconteça (na criação, produção, transação e experienciação); o resultado financeiro, um vez conscientemente projetado, deve abandonar qualquer característica de possibilidade para se tornar a realidade (a ser atingida a qualquer custo).
É preciso decidir onde se quer chegar e, assim, adaptar conhecimentos e práticas aos requisitos e restrições do caminho. Quem for mais ágil e sagaz poderá ter chances de concretizar seus sonhos.
Marcos Nahuz (Bizzling, abril de 2021)
Uma resposta
Hi, this is a comment.
To get started with moderating, editing, and deleting comments, please visit the Comments screen in the dashboard.
Commenter avatars come from Gravatar.