🎉Receba nosso kit básico de ferramentas ao se inscrever em nossa newsletter!

Um Ditado Popular Relembra Que “Na Prática, A Teoria É Outra”

Uma coisa é definir um ponto de origem, outro de destino e traçar o caminho teórico – mais eficiente e rentável – entre esses dois pontos. Tudo perfeito. Agora é só executar. Essa é a ilusão que reveste as teorias da vida, aqui, em especial, as relacionadas com o mundo empreendedor-gestor.

O escopo de uma teoria é menor do que o de suas práticas decorrentes. Há inúmeras variáveis incontroláveis e tantas outras (aparentemente) controláveis, incluindo as pessoas que fazem as soluções e aquelas para quem elas as fazem.

Uma coisa é falar sobre Análise SWOT, outra é entender que as forças da concorrência precisam ser percebidas no seu ritmo de desenvolvimento do passado recente ao futuro possível; uma coisa é defender a necessidade de planejamento e metas, outra é esclarecer que o alvo muda com o tempo e que o caminho é somente uma projeção, não a realidade; uma coisa é segmentar geodemograficamente o público-alvo, outra é percebê-lo em suas reações valorativas diante da solução ofertada.

Inúmeras outras constatações podem ser feitas de que a prática empresarial é mais significativa que as teorias que a embasam, por exemplo: a organização não pode viver engessada por uma formalização excessiva de seus processos (sob pena de morrer por imobilidade); a informação analógica circulante de percepções ou preocupações de colaboradores, fornecedores e consumidores é tão importante quanto os registros digitais de especificações, prazos e preços para o cumprimento de promessas; as chances de entregar resultados extraordinários passa por dar mais autonomia aos colaboradores (mesmo que seja arriscado fazer isso); uma ambientação humanizada tanto física quanto virtual contribui para que a mágica do sucesso aconteça (na criação, produção, transação e experienciação); o resultado financeiro, um vez conscientemente projetado, deve abandonar qualquer característica de possibilidade para se tornar a realidade (a ser atingida a qualquer custo).

É preciso decidir onde se quer chegar e, assim, adaptar conhecimentos e práticas aos requisitos e restrições do caminho. Quem for mais ágil e sagaz poderá ter chances de concretizar seus sonhos.

Marcos Nahuz (Bizzling, abril de 2021)

SHARE THIS :
BLOG

Related Articles

COMMENT

Post a Comments

A lectus ac pulvinar tincidunt accumsan. Ullamcorper dolor at lectus ac, sed facilisis hac. Molestie aliquam ut blandit nibh vulputate lectus in sit. Egestas in dolor dui purus tincidunt eget cras nisl est aliquam ut blandit nibh vulputate lectus ullamcorper.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *